Expectativas

Eu preciso ser feliz e minha felicidade, por exemplo é experimentar o máximo de prazer sexual. Minha expectativa é que você continue fazendo as coisas que me fazem feliz na cama. O homem, por exemplo, já diz: “Eu espero ser rico, e você, com sua generosidade e dinheiro, faz de mim um homem rico”. Eis aí um casal ajustado: a mulher quer felicidade sexual e o marido quer dinheiro. Os interesses são diferentes, mas ambos satisfazem à expectativa um do outro.

O desajuste estaria, por exemplo, num relacionamento em que ambos dizem querer felicidade. A felicidade para um significa o prazer sexual e para o outro dinheiro. Entretanto, o que tem dinheiro, em vez de dinheiro, oferece prazer sexual. Um quis dar ao outro o que gostaria de possuir e não o que o outro esperava possuir. Houve, como sempre nesses casos, ou leitura errada ou mesmo ausência de leitura do que se passa com o outro.

AGENITA AMENO. Sociedade X indivíduos. p. 33–37. In: O medo da solidão. p. 27–37. In: A função social dos amantes. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Comente

